Clique aqui para navergar no Website
 
     
Animal Manager - O site de tecnologia animal - Cães, Gatos, Aves, Peixes, Cavalos, Roedores e muito mais...
INFORMAÇÃO CRIADOR ON-LINE
LITERATURA CANINA
  Painel de Controle Cadastre-se Índice Atualizar Voltar  

COCKERS - UMA ANTIGA HISTÓRIA DE AMOR (Parte 1)

Autora: Joanna Avelar Estanislau de Assis
             Canil Hall of Lords

Vamos contar a história dos apaixonantes Cockers, desde sua origem, separação em raças distintas enfim, como surgiram o Cocker Spaniel Inglês e o Cocker Spaniel Americano.

O início da saga

As origens mais remotas dos Spaniels datam do século XIV. O nome Cocker apareceu por volta de 1800 devido a sua aptidão para caça de codornas.
Durante vários anos numa mesma ninhada eram registrados cães do tipo Springer ( acima de 11 kilos) e do tipo Cocker ( até 11 kilos). Essa divisão se deu na Inglaterra apenas em função do peso, por isso houve muita confusão quanto às origens do Cocker Spaniel Inglês. O limite de peso foi abolido em 1901, o que muito contribuiu para grande melhoria do trabalho de seleção dentro da raça. Cockers a partir de então nasciam de pais Spaniel de Sussex com o tipo tradicional de Cocker da época. Assim foram se firmando características e cores.
O criador do Cocker Spaniel inglês que conhecemos hoje foi o inglês James Farrow a partir do seu cão Obo, mais tarde seu bisneto Campeão Ted Obo, filho de Frank Obo e da Campeã Lily Obo. Enquanto isso, Obo II, registro AKC 4911, filho do primeiro Obo com Chloe II foi exportado para os Estados Unidos e começava a deixar a semente para o desenvolvimento de uma nova e moderna raça. o Cocker Spaniel Americano. A partir daí a procura de cadelas à altura da linhagem Obo foi intensa, extendendo-se ao Canadá e cruzando o Oceano Atlântico. Dessa forma, Obo II sagrou-se o pai da raça Cocker Spaniel Americano.


O pai do Cocker

Filhotes Cocker Spaniel
Americano sólidos black and tans


Filhotes Cocker Spaniel Ingles sólidos: dourado e black and tans

 

[Ir para parte 2]

Joanna Avelar Estanislau de Assis
Canil Hall of Lords
Cocker Spaniel Americano
Ex-criadora de Cocker Spaniel Inglês
Filiada ao American Spaniel Club
ACB, CBKC e Sobraci

Publicado em 15/09/2005

PW91-21932