Clique aqui para navergar no Website
 
     
Animal Manager - O site de tecnologia animal - Cães, Gatos, Aves, Peixes, Cavalos, Roedores e muito mais...
INFORMAÇÃO CRIADOR ON-LINE
LITERATURA CANINA
  Painel de Controle Cadastre-se Índice Atualizar Voltar  


YORKSHIRE TERRIER

O Yorkshire Terrier é um cãozinho que impressiona por seu pequeno e belo porte. Seu pelo sedoso e longo chama a atenção de todos. Ele não é só um cãozinho vistoso, é também excelente companheiro, esperto, brincalhão e vigilante. Nada lhe passa desapercebido.

Por ser um terrier, uma de suas características é caçar pequenos animais.

Ele é muito apegado às pessoas da família, querendo compartilhar de todos os momentos. Por isso mesmo, não gosta de ficar muito tempo sozinho.

Adapta-se com rapidez aos hábitos da casa, respeitando os horários da “família”.

O Yorkie quando quer descansar e lhe é permitido circular pela casa, escolhe o lugar mais alto e confortável que puder alcançar. Ele gosta de ter uma visão superior das coisas e tudo vigiar.

Não gosta de ser ignorado e quando o dono não o percebe, ele insiste chamando-lhe a atenção saltitando em suas pernas. Da mesma maneira, quando percebem que alguma pessoa não gosta deles, afastam-se.

Apesar de seu pequeno tamanho, enfrenta cães maiores ou pessoas que o provoquem, exigindo que seu dono não descuide dele nos passeios.

Passear ou viajar com a família também deixa um Yorkshire feliz, pois ele não se contenta só em ser companhia, ele também quer companhia.

Adquire seu tamanho definitivo aos 08 meses de idade e sua pelagem se consolida aos 18 meses.

Um Yorkshire adulto deve ser de duas cores: azul aço e canela ( também chamado de caramelo, tan ou fulvo). Uma cor não pode invadir a outra.

Na sua idade adulta, o ideal é que pesem entre 02 e 03 kgs.. Um Yorkie com peso abaixo de 01 kg, pode apresentar problemas genéticos, pelagem rala e/ou agitação excessiva.

Vivem em média de 09 a 14 anos, mas podem chegar a mais.

Ao adquirir um Yorkshire Terrier é recomendável que o futuro dono conheça a raça e o que deve observar em um filhote ou mesmo em um cão adulto. O ideal é adquiri-lo aos 60 dias, período em que já terá tomado a primeira vacina e já estará vermifugado.

A mordedura deve ser em tesoura e as orelhas devem estar eretas e não muito afastadas.

Para melhor garantia e para evitar problemas é aconselhável adquirir um filhote de um canil indicado pelo Kennel Club próximo e exigir no ato do pagamento um recibo ou contrato de compra e venda, protocolo de registro junto ao Kennel Club que é um certificado que comprova que o pedigree existe, carteira de vacinação e instruções sobre os hábitos alimentares do cãozinho.

A pelagem de um Yorkie destinado a exposições, precisa ser diariamente envolta em papelotes que precisam ser diariamente desfeitos, o pelo escovado e novamente refeitos. O cãozinho precisa ser vigiado para não arrancar os papelotes. Também precisa ser treinado para se exibir numa exposição, exigindo muitas vezes a contratação de um profissional, o “handler”, que poderá então exibi-lo e até cuidar da pelagem se assim for combinado.

Um Yorkie de boa pelagem, com todos esses cuidados realmente fica deslumbrante, mas não pode brincar e nem lhe fazer muita companhia.

O que se espera mesmo é que ele seja bem cuidado, escovado em dias alternados, seja alimentado com uma boa ração e vacinado. Com esses cuidados que são poucos, você o terá sempre saudável e satisfeito desfrutando de uma companhia sempre fiel.


Lidia Gloeden Belfort Pinheiro
Canil Belfort
E-mail:lidiapin@uol.com.br
 

Voltar

 

 

PW40-138385