Clique aqui para navergar no Website
 
     
Animal Manager - O site de tecnologia animal - Cães, Gatos, Aves, Peixes, Cavalos, Roedores e muito mais...
INFORMAÇÃO CRIADOR ON-LINE
ENTREVISTAS
  Painel de Controle Cadastre-se Índice Atualizar Voltar  

São Paulo , 30 de Agosto de 2005 - Entrevistada: Karina de Melo Berinson

SOBRE A CRIADORA

Criador On-line: A quanto tempo você cria a raça Cocker Spaniel Americano?
Karina Berinson: Desde 1991

Criador On-line: O que a influenciou na escolha desta raça?
Karina Berinson: Conheci a raça numa exposição canina e achei muito bonita. Naquela época eu tinha uma Cocker Spaniel Inglês, então pesquisei sobre a raça americana e me apaixonei por cada característica que encontrava nela. Me chamou muito a atenção o fato dela ser uma raça alegre, dócil e pelo excelente convívio com as crianças.

Criador On-line: Você mantém a criação como atividade principal, secundária ou hobby?
Karina Berinson:
A minha atividade principal é a medicina veterinária mas a criação não deixa de ser a principal também pois tenho obtido resultados excelentes desde que iniciei.

Criador On-line: Você exporta ou importa cães?
Karina Berinson:
Sim. Tenho um cão Canadense que já é o melhor Cocker em 2005 e também já exportei para os EUA e estarei enviando uma fêmea para o Canadá, para o mesmo criador do Cocker Canadense.

Criador On-line: Você participa ou já participou de exposições cinófilas?
Karina Berinson:
Participo sim e acho importante pois sou criadora e é uma forma de mostrar a qualidade dos meus cães. A minha paixão pela raça e o trabalho que tenho feito fazem com que eu esteja sempre presente nas exposições.

Criador On-line: Você tem cães premiados?
Karina Berinson:
Sim. Em 2004 obtive com o "High Flair Darth Vader" o resultado de melhor Cocker Americano Macho do País pelo ranking DogShow. Em 2005 o Cocker que está liderando o ranking é "Kebec's G and Stars" um cocker Canadense de propriedade minha e co-propriedade de uma amiga criadora em Porto Alegre. A melhor fêmea, filha do canadense "High Flair Etty Oop, também é de criação minha. Em 2004 obtive o primeiro e segundo lugar de melhor macho do país.

Criador On-line: O que acha do árbitro brasileiro?
Karina Berinson:
Acho que os árbitros em geral têm um bom nível de julgamento, porém acho que a CKBC deveria efetuar reciclagens anuais para os árbitros.

Criador On-line: Como é seu relacionamento com outros criadores? Há troca de informações?
Karina Berinson:
Com alguns sim, mas infelizmente por causa de rivalidades isso não acontece com todos.

Criador On-line: Quais as maiores dificuldades que você tem encontrado durante todo o período que cria?
Kazinha:
Em primeiro lugar acho que a maior dificuldade para o criador que se propõe a fazer um trabalho sério é a falta de apoio. Para que possamos realizar um bom trabalho falta patrocínio de fabricantes de rações e com isto eles também perdem pois um criador é formador de opinião.

Criador On-line: Você cria outras raças além do Cocker Spaniel?
Karina Berinson:
Tenho uma Labradora e uma Pincher, mas só crio Cocker Americano.


SOBRE A RAÇA

Criador On-line: Qual é o país de origem desta raça?
Karina Berinson:
Estados Unidos e iniciou-se em 1946.

Criador On-line: Cite de forma resumida o padrão oficial da raça.
Karina Berinson:
Altura: de 35 a 38 centímetros de Cernelha. Cabeça e crânio: Possui cabeça e crânio bem desenvolvidos, nem achatados, nem redondos com Stop bem definido. A área que envolve a cavidade os olhos bem esculpida. A distância que vai da ponta do nariz ao Stop é mais ou menos a metade da distância que vai do topo até a base do crânio. O Focinho deve ser largo e com os maxilares regulares e fortes, com bastante massa de focinho/bochecha, para prender bem a caça. Nariz bem desenvolvido. As narinas podem ser pretas, pretas manchadas de bronze, pretas ou castanhas com manchas pardas, ruão e outras cores conjugadas. Olhos: Globos oculares redondos, ligeiramente amendoados.Olhar frontal. Orelhas: Lobulares , implantadas na mesma linha da pálpebra inferior dos olhos. Boca: Mordedura em tesoura, ou seja os dentes superiores sobrepondo-se aos dentes inferiores. Pescoço longo, musculoso, levemente arqueado, com boa implantação e sem peles. Dorso sólido e descendo em linha uniforme e suave desde a cernelha até a implantação da cauda. A altura até a cernelha é sensivelmente a mesma que o comprimento vai da mesma até a cauda. Corpo de aparência curta, compacto e bem estruturado, dando uma imagem de força. Nunca comprido nem baixo. As cores podem ser: todas as cores lisas, black tan e particolor. Pelagem: dupla, sedosa e lisa ou levemente ondulada. As cores podem ser: todas as cores lisas, black tan e particolor.

Criador On-line: Cite alguns pontos positivos e negativos desta raça.
Karina Berinson:
O Cocker Spaniel Americano é um cão que pesa em média 9 a 12 Kg, convive bem com crianças e por isso é um cão que se adapta bem em apartamentos. É um cão de pelagem vasta e longa e por isso requer cuidados especiais e tempo disponível para dedicar-se a ele para mantê-la sempre em excelente estado. Por ter sua orelha grande e pendulosa, requer cuidados na limpeza para impedir um ambiente favorável para proliferação de fungos e bactérias.


TEMPERAMENTO DA RAÇA

Criador On-line: Qual é temperamento e o nível de atividade do Cocker Spaniel?
Karina Berinson:
O Cocker Americano possui um temperamento sereno, alegre e livre e não deve demonstrar timidez. É um cão que adora brincar e está sempre disposto a trabalhar.

Criador On-line: Como se comporta o cão macho e fêmea em relação aos seus filhotes?
Karina Berinson:
A mãe geralmente faz o parto sozinha, porém aconselho sempre ter alguém perto, para o caso de uma emergência, porém os partos em geral nessa raça são tranqüilos e as cadelas são boas mães.

Criador On-line: Como se comporta o cão em relação a crianças e pessoas que não são da família?
Karina Berinson:
Com relação a criança e as pessoas estranhas, são extremamente dóceis, sempre alegres.

Criador On-line: Como é a convivência do Cocker Spaniel com outros animais?
Karina Berinson:
O Cocker Americano tem um excelente convívio com cães de outras raças, com exceção a aves pois são cães de caça e tiro. São cães que levantam a caça para que os caçadores atirem, e trazem a caça até o caçador.

Criador On-line: Esta raça se adapta bem em apartamentos? Como ele se comporta sozinho durante o dia?
Karina Berinson:
São cães que convivem bem em apartamentos e costumam ficar bem sem a presença do dono.


SAÚDE

Criador On-line: Quais são as principais doenças do Cocker Spaniel, especificamente?
Karina Berinson:
As principais doenças são: cataratas hereditárias, Glaucomas e doenças de retina; doenças dos rins e displasia coxo-femural.

Criador On-line: Quais são os cuidados básicos que os proprietários de cães desta raça devem ter com eles animais?
Karina Berinson:
Banhos: pelo menos uma vez por semana; bastante cuidado com as orelhas, limpezas semanais; visitas freqüentes ao veterinário para controle das doenças predisponentes, como todas as demais raças também necessitam de visitas freqüêntes ao veterinário. Ao atingir a senilidade, que seria por volta dos 7 anos, administrar rações com menos proteínas, fazendo isso diminui as chances de problemas renais.

Criador On-line: Em termos de alimentação, o que é melhor a ser oferecido ao animal?
Karina Berinson:
Eu indico alimento Super Premium, pois as proteínas são de origem animal e são rações mais balanceadas. Ajudam no desenvolvimento do filhote, no crescimento da pelagem, na formação dos dentes e num melhor funcionamento do sistema gástrico. No meu canil usamos e recomendamos Purina Proplan.

Criador On-line: Esta raça deve fazer atividades físicas com freqüência ou não e necessário?
Karina Berinson:
Deve sim. Precisam exercitar-se para desenvolvimento dos ossos e cartilagens.


SOBRE A CINOFILIA

Criador On-line: Como é a criação do Cocker Spaniel no Brasil?
Karina Berinson:
Nos últimos 10 anos a raça cresceu bastante, porém tenho notado uma diminuição de 2 anos pra cá.

Criador On-line: Na sua opinião as exposições de cães contribuem de fato para o aprimoramento das raças?
Karina Berinson:
Sim, pois faz com que os criadores passem a ser mais criteriosos e buscar uma melhoria no padrão.

Criador On-line: Geralmente o cão mais premiado é o que acaba reproduzindo mais. Na sua opinião os árbitros de exposições têm condições de avaliar o melhor cão de cada raça para que a seleção genética possa ocorrer?
Karina Berinson:
Sim, pois para se tornarem árbitros eles passam por uma prova bem criteriosa, onde é preciso estudar muito o padrão das raças, portanto acho que temos árbitros muito bons aqui no Brasil. Mas a experiência do criador ao longo dos anos faz com que ele adquira conhecimento suficiente para auto-avaliar seu plantel.

Criador On-line: O que você acha do uso de aparelhos ortodônticos para corrigir os problemas de mordedura em cães que participam de exposições e que são usados na reprodução?
Karina Berinson:
Sou extremamente contra, pois você apenas esconde um problema. Um criador que faz um trabalho de aprimoramento da raça não deve fazer isso nunca pois se outra pessoa se interessar em utilizar esse animal para reprodução é mais que estará sendo enganado.

Criador On-line: Você acha que o criador brasileiro possui conhecimento suficiente a respeito dos cães de raça e do Cocker Spaniel especificamente?
Karina Berinson:
Alguns sim mas acho que não podemos generalizar. Claro que tem pessoas que criam pensando em adquirir “Status” e não por “hobby”. Esses infelizmente não conhecem a raça e atrapalham quem está querendo fazer um melhoramento genético.

Criador On-line: O consumidor brasileiro sabe reconhecer as qualidades e defeitos na criação de cães identificando o bom e o mau criador?
Karina Berinson:
Não, pois o consumidor só irá saber depois, com o tempo, quando o seu filhote crescer, devido a falta de conhecimento da raça e da procura de um criador conceituado.


CONSIDERAÇÕES FINAIS

Karina Berinson: Agradeço ao Criador On-line a oportunidade desta entrevista e recomendo a todos aqueles que pretendem iniciar uma criação que sejam criteriosos na escolha.


Karina de Melo Berinson, Médica veterinária com mestrado em reprodução canina.

Reside em Recife/PE.

Telefone:
(81) 3244-3080

E-mail:
highflair@oi.com.br
highflair@highflair.vet.br

Website:
www.highflair.vet.br

 

 












Fotos cedidas pela criadora.

 

 

PW90-15084