Clique aqui para navergar no Website
 
     
Animal Manager - O site de tecnologia animal - Cães, Gatos, Aves, Peixes, Cavalos, Roedores e muito mais...
INFORMAÇÃO CRIADOR ON-LINE
ENTREVISTAS
  Painel de Controle Cadastre-se Índice Atualizar Voltar  

Entrevistamos Vera Vivian do canil Vivian’s Kennel, criadora das raças Beagle e Labrador, que fala sobre seu canil e como começou a sua criação. Ela mostra que mesmo sendo iniciante tem força de vontande suficiente para criar de forma séria e competente.

Leia toda a matéria da entrevista abaixo.
Veja também outras entrevistas


São Paulo, 02/12/2003 - Entrevistada: Vera Vivian - Canil Vivian's Kennel


SEUS CÃES E SEU CANIL

Criador On-Line: O que você mais gosta no Beagle?
Vera Vivian
: Personalidade, irreverência, porte físico e por ser um cão econômico.

Criador On-Line: Qual é o ponto forte e qual é o ponto fraco da raça Beagle?
Vera Vivian: O ponto forte é a inteligência que se revela na personalidade do Beagle, já imaginou um cãozinho ficar de mau com você, ou vir correndo na sua frente e se jogar ao chão de barriga para cima para ser notado, somente o Beagle faz isso com categoria. Quanto à economia posso citar um exemplo: é um cão de pelo curto que não necessita de tosa e pode-se dar banho com a freqüência necessária e seca-lo com uma toalha. Não é uma maravilha? Seu porte físico resistente permite à qualquer criança brincar com ele sem maiores preocupações, sem contar a interação que ele se propõe.

Criador On-Line: O que você mais gosta no Labrador?
Vera Vivian: O Labrador é um cão extremamente dócil, utilizado no mundo inteiro como guia para cegos, tendo em vista sua personalidade, totalmente fiel ao dono, chegando ao extremo de ser submisso a ele. Apesar do porte seu médio não apresenta nenhum sinal de agressividade, fica feliz apenas por ter a presença de seus donos, é fascinante, também é um cão econômico e adora a água.

Criador On-Line: Qual é o ponto forte e qual é o ponto fraco da raça Labrador?
Vera Vivian: A paixão que desenvolve pelo dono e a obediência são seus pontos fortes.

Criador On-Line: Cria alguma outra raça de cães além do Beagle e do Labrador?
Vera Vivian: Estou pesquisando o Lhasa-Apso, pois ganhei um exemplar de uma criadora amiga e será um novo projeto para o próximo ano, gosto muito da personalidade do Lhasa estou lendo muito para conhece-lo e saber lidar com a raça, pois crio o cão que gosto de ter para mim.

Criador On-Line: De todos os seus cães qual é o seu preferido? Porquê?
Vera Vivian: Sem dúvida para mim é a FEAT MEGUI (Beagle), amo esta menina como se fosse minha filha e sinto que ela me ama, nossa troca é perfeita, adoro quando ela fica de mau. Quando é sua vez, no rodízio para São Paulo, ambas sofremos com seu retorno ao sitio.

Criador On-Line: Como é seu relacionamento com outros criadores?
Vera Vivian: Sou muito comunicativa, creio que por esse motivo, consigo ótimo contato com criadores que me deram muitas dicas e informações, e agradeço pela amizade, é outra troca muito prazerosa.

Criador On-Line: Tem cães premiados?
Vera Vivian: Não, por enquanto não me interesso pelas pistas, visito exposições e observo muito como mera espectadora e quero conhecer melhor este meio para futuramente optar.


CINOFILIA

Criador On-Line: O que você acha das exposições de cães?
Vera Vivian: Como disse anteriormente, sou mera espectadora, prefiro não opinar, ainda.

Criador On-Line: O que acha dos Juizes?
Vera Vivian: Procuro freqüentar palestras e observo que, existe uma preocupação dos juizes (palestrantes) em orientar os criadores quanto ao padrão oficial da raça.

Criador On-Line: Em geral o cão mais premiado é o que acaba reproduzindo mais. Na sua opinião as exposições caninas realmente avaliam o melhor cão de cada raça para que a aprimoramento genético acabe por ocorrer?
Vera Vivian:
Não acredito nesta afirmação, pois muitas vezes acabam sendo preservados para continuar concorrendo em novas exposições.
Acredito ser essa a premissa básica que norteia a avaliação nas exposições, porém o aprimoramento genético é fruto do trabalho consciente de todos os criadores idôneos.

Criador On-Line: O julgamento que os juizes fazem é acertado ou equivocado?
Vera Vivian: Apesar da existência do Padrão Oficial da Raça, a análise do Juiz é Subjetiva considerando sempre o seu ponto de vista o que pode proporcionar acertos e erros.

Criador On-Line: Na sua opinião o brasileiro de um modo geral tem interesse em conhecer melhor as raças caninas? Ele vê utilidade em um cão bem criado e selecionado ou só vê o preço na hora da compra do filhote?
Vera Vivian:
As perguntas são muitas e com toda razão e na sua maioria giram em torno da personalidade, adaptação (espaço, família, criança, atividade, cuidados, etc.). Confesso que o preço não é fator prioritário para quem procura um cão que fará parte da família e sim a abordagem e atenção dada na medida certa, este sim é um fator determinante na venda. Posso citar o comentário de um comprador, venda recente,
quando ele adquiriu um filhote de Labrador preto me informou que a palavra chave que o fez optar pela compra no meu canil foi quando eu disse, AMOR por meus cães.

Beagle

Criador On-Line: Qual é temperamento e o nível de atividade do Beagle? Por ser um cão de caça ele se adapta bem a espaços restritos (tais como casas comuns com quintal)? Ele se adapta a espaços exíguos como os apartamentos?
Vera Vivian: Tem personalidade, é ativo, solicita a interação do dono, por ser um cão de caça possui o faro aguçado.
Quando uma pessoa pensa em adquirir um cão, tem no mínimo que gostar de cães, o Beagle é um cão que tratado com dedicação se adapta a qualquer lugar ou espaço, quando digo dedicação esta abrange disciplina, educação, paciência e persistência na fase de filhote, se você se propor a seguir estes quesitos, quando filhote, falo por experiência própria, você terá um cão adulto ideal, seja ele de que raça for, afinal amar é educar e investimento é resultado.

Criador On-Line: Há relatos de que exemplares de Beagle serem “destruidores" de objetos e pertences das casas onde vivem. Esse comportamento deve-se pelo fato do Beagle ser um cão de caça de muita energia ou simplesmente pela "má educação" dada por seus proprietários?
Vera Vivian:
Por experiência própria, pesquisa, relatos em entrevistas de pessoas comuns que possuem um cãozinho em casa, cheguei a conclusão óbvia que qualquer filhote, independente da raça, é destruidor de objetos, pertences, etc. Sem dúvida a dedicação na educação do filhote é fundamental para a convivência sadia e prazerosa.

Criador On-Line: O comprador de um filhote de Beagle em geral conhece um pouco da raça, de seu temperamento e nível de atividade?
Vera Vivian:
Grande parte de meus clientes obtém informações através de literatura a respeito da raça do cão que vão adquirir e quando não, eu faço questão de passar a minha experiência. Não me interessa simplesmente vender e sim saber o que a pessoa espera do cãozinho que fará parte do convívio diário em sua vida.

Criador On-Line: De que maneira você faz a venda de um filhote de Beagle? Há possibilidade de retorno ao canil caso o novo proprietário não se adapte ao cão?
Vera Vivian:
Basicamente vendo pela internet, gosto muito deste veículo, prático, rápido e muito eficaz, meu filho Dino, 17 anos, que se forma este ano em Técnico em Processamento de Dados, criou nosso site: www.vivianskennel.kit.net, onde tenho recebido muitos elogios pela qualidade e estrutura do mesmo. Como somos usuários assíduos de computador e tudo que envolve este meio de comunicação, a troca de e-mails é muito prazerosa, gratificante e eficaz, atende perfeitamente aos nossos objetivos. Quanto ao item devolução, não houve nenhum caso efetivo neste sentido, quando da abordagem na venda, procuro obter e dar informações ao máximo, minha preocupação em inserir o cão ideal no lar ideal é muito grande, talvez por isso, não aconteça este triste episódio.

Criador On-Line: Quais conselhos você daria ao novo proprietário de um Beagle?
Vera Vivian: Gostar de cães, ser dedicado na fase de filhote e saber usufruir a companhia de um cão inteligente, ativo de presença marcante, ou seja, se você quer um cão apenas para enfeitar o ambiente, este cão não será o Beagle.

Labrador

Criador On-Line: Qual é temperamento e o nível de atividade do Labrador? Ele se adapta bem a casas comuns com pequenos quintais ou precisa viver em grandes espaços?
Vera Vivian:
Totalmente adaptável a qualquer lugar ou espaço, talvez o único inconveniente em tê-lo em um apartamento, são as necessidades fisiológicas.

Criador On-Line: O comprador de um filhote de Labrador também conhece um pouco da raça?
Vera Vivian: Reforçando a afirmação em questão já formulada, acima, o comprador não é desinformado, sabe o que procura, questiona bastante, é muito interessado, geralmente já procurou alguma literatura a respeito da raça do cão que pretende adquirir, troca informações, ouve e quer ser ouvido, mas o fator decisivo é a abordagem do criador/vendedor, pois quem cria e efetivamente conhece esta preparado para dar toda a assistência a quem quer adquirir um cão, afinal, este será um novo membro da família.

Criador On-Line: Quais conselhos você daria ao novo proprietário de um Labrador?
Vera Vivian: Seja feliz, tendo um cão desta raça.


SAÚDE E BEM ESTAR CANINO

Criador On-Line: Participa de feirinhas de filhote?
Vera Vivian: Não

Criador On-Line: O que você acha do modismo na cinofilia (criadores que criam determinadas raças enquanto elas são populares e depois as substituem por outra)?
Vera Vivian:
Este mundo não me pertence, sou criadora de Beagle, Labradores e futuramente Lhasa Apso, por serem raças de cães dos quais gosto muito e me identifico, comportamento, personalidade, enfim, tudo que citei até o momento.

Criador On-Line: O que você pensa das rinhas de cães?
Vera Vivian: Sou contra, considero a atividade irracional e agressiva, a responsabilização penal dos donos deveria ser mais rigorosa e efetiva.

Criador On-Line: Você acha que os criadores brasileiros deveriam investir ou contribuir com abrigos para cães de rua, evitando-se assim que os animais sofressem abandonados pelas ruas?
Vera Vivian:
Acho que as entidades oficiais, talvez, fossem mais indicadas para esta iniciativa pois o criador não tem verba suficiente para bancar este evento de tamanho porte.


GENÉTICA

Criador On-Line: Os criadores de Beagle no Brasil, de um modo geral, visam o aprimoramento da raça ou simplesmente “fabricam” filhotes tendo em vista somente o lucro? O que pensa a esse respeito?
Vera Vivian:
Sim, conheço muitos criadores idôneos e acho que a questão “fabricam” é totalmente descabida quando se trata de CRIADORES devidamente regulamentados.


UTILIDADE

Criador On-Line: O que você acha dos veterinários como um todo? O serviço deles é bom ou deixa a desejar?
Vera Vivian: Penso que na área da medicina, procurar a indicação de pessoas que já obtiveram bom atendimento é o melhor caminho para a escolha do profissional.

Criador On-Line: Você já teve problemas com veterinários? Se sim, quais foram e como se resolveram?
Vera Vivian: Não, costumo pesquisar muito quando vou fazer uma opção na área médica, seja ela para mim, para minha família ou para meus cães, desta forma a chance de problemas fica quase zero. Por exemplo, tenho um médico para determinadas intervenções cirúrgicas e outro para atendimento em domicílio em São Paulo e outro no meu sitio, sendo assim, me sinto bem segura, podendo obter várias experiências e comparar serviços e diagnósticos, sou muito cuidadosa e curiosa.

Criador On-Line: Na sua opinião, em caso de erro veterinário o CRMV age como deveria no que tange às punições previstas em seu código de ética?
Vera Vivian:
Não conheço casos relevantes de erro médico nesta área.

Criador On-Line: Você acha que deveria haver punições mais rigorosas para veterinários que muitas vezes cometem erros médicos grotescos com os animais fortalecendo assim o bom e idôneo profissional Médico Veterinário essencial a qualquer criador/proprietário?
Vera Vivian:
Como citei acima, não conheço casos relevantes de erro médico, porém uma vez identificado o erro médico, o mesmo deve ser apurado e coibido pelo CRMV.

Criador On-Line: Alguns (ou muitos) criadores muitas vezes barbarizam seus animais. Na sua opinião os órgãos competentes deveriam intensificar a fiscalização sobre eles? O que pensa a respeito?
Vera Vivian:
Sempre que houver abuso no trato de qualquer animal em qualquer segmento, os órgãos competentes devem ser acionados para que tomem as providências cabíveis.


RESULTADOS DA ENQUETE CRIADOR ON-LINE

Criador On-Line: Na enquete “Você acha que a CBKC estimula o progresso e a profissionalização da cinofilia do Brasil?” Mostrou-se que até a presente data (30/10/2003) 64% dos votantes acham que a CBKC não estimula o progresso da cinofilia. O que você pensa disso?
Vera Vivian:
Acho que o CBKC é um órgão regulamentador da atividade no Brasil, o progresso deveria ser exigido do criador, este sim tem um papel importante a desempenhar, temos o hábito de querer que os outros façam por nós o que nós mesmos podemos fazer.
Acho que os órgãos oficiais ou entidades as quais somos filiados devem dar ao criador toda estrutura, como palestras, meios de divulgação do nosso trabalho, como este espaço do Criador On Line, novidades na área da medicina veterinária, pesquisas, etc.

Criador On-Line: No resultado parcial da enquete sobre “Você já teve algum problema com serviços prestados por Veterinários?” Mostrou-se que até a presente data (30/10/2003) 80 % dos votantes declararam terem tido problemas com os veterinários pelo menos uma vez. O que você pensa a respeito disso?
Vera Vivian:
Depende do que eles citaram como “problema”, tem alguma relevância? Considero que sempre fui bem atendida pelos profissionais que utilizei.


CONSIDERAÇÕES GERAIS

Vera Vivian: Agradeço a oportunidade que o site Criador On Line dá ao VIVIAN´S KENNEL, a mim Vera Vivian, para divulgar a minha nova atividade, onde tive muito prazer em participar falando de nossos cães e de como é importante esta troca com as diversas pessoas que nos procuram para adquirir este serzinho para seus lares.
Lembrete: Adquirir um cão é um ato de responsabilidade e amor.


Voltar ao Início



Jornalista Responsável
Anita dos Santos Gambardella
RP 16.654/SP
Perfil do Entrevistado

Vera Vivian, ex-bancária e ex-empresária, cursou faculdade de Ciências Contábeis e atualmente dedica-se em tempo integral à criação das raças Beagle e Labrador e com planos futuros para implementar a raça Lhasa Apso em seu canil. Criadora desde julho de 2002 já demonstra opção por um canil multi-raças.

Ela mora em São Paulo mas seu canil está situado em seu sitio no interior de São Paulo a 63 km da capital. Possui vinte cães entre Beagles e Labradores que são cuidados pelos caseiros, porém com supervisão freqüente. Cria apenas por hobby e pretende continuar criando dessa maneira, considerando que seu canil ainda está em fase de investimentos.

Vera freqüenta exposições caninas, porém seus cães não participam delas, ela não se interessa por isso no momento. Optou por conhece-las melhor para no futuro decidir se seus cães participarão ou não.

Ela não possui outros animais além dos cães e iniciou sua criação por acaso quando seu casal de Beagles cruzou e deu sete lindos filhotinhos. Daí para começar a criação foi só um passo. Ela e seu marido começaram a criação de Beagles e Labradores por pura paixão pelas raças após terem ganhado esses cães de presente.

Seu objetivo na criação de cães é, em suas próprias palavras, “qualidade, seriedade, prazer, contato com o público, quando o produto é bom sou ótima vendedora...”.

Seus livros preferidos são: “Fernão Capelo Gaivota e todos da Zibia Gasparetto”.

E-mail para contatos:
vera_vivian@msn.com

Website
http://www.vivianskennel.kit.net

Fotos cedidas pelo Criador



Porque Beagle?
“Personalidade, irreverência, porte físico e por ser um cão econômico”.

Labrador:
“Também é um cão econômico e adora a água”.

“Totalmente adaptável a qualquer lugar ou espaço, talvez o único inconveniente em tê-lo em um apartamento, são as necessidades fisiológicas”.

Pistas:
“Por enquanto não me interesso pelas pistas, visito exposições e observo muito, sou, ainda, mera espectadora”.

Juízes:
“Procuro freqüentar palestras e observo que, existe uma preocupação dos juizes (palestrantes) em orientar os criadores quanto ao padrão oficial da raça”.

“Apesar da existência do Padrão Oficial da Raça, a análise do juiz é subjetiva considerando sempre o seu ponto de vista, o que pode proporcionar acertos e erros”.

Venda de cães:
“Basicamente vendo pela internet, gosto muito deste veículo, prático, rápido e muito eficaz...”.

Auxílio a abrigos para cães abandonados:
“Acho que as entidades oficiais, talvez, fossem mais indicadas para esta iniciativa, pois o criador não tem verba suficiente para bancar este evento de tamanho porte”.

Fabricantes” de filhotes (os populares tiradores de ninhadas):
“Conheço muitos criadores idôneos e acho a questão
fabricam” é totalmente descabida, quando se trata de CRIADORES devidamente regulamentados”.

Erro médico veterinário: “Não conheço casos relevantes de erro médico, porém uma vez identificado o erro médico, o mesmo deve ser apurado e coibido pelo CRMV”.

“Adquirir um cão é um ato de responsabilidade e amor”.


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 















PW62-13382